Evite ameaças internas na sua empresa
- Ilexa
- 3 de ago. de 2022
- 3 min de leitura
1. Crie uma política de controle de acessos
Em um ambiente organizacional, os colaboradores precisam ter acesso às ferramentas, informações e aos recursos necessários para o exercício de sua função. E nada mais.
Um dos fatores que aumentam o risco de invasões internas é a liberação de acesso total ao sistema para todos os funcionários. Quanto mais gente no ambiente, maiores são as chances de acontecer um imprevisto ou uma negligência. Uma boa política de controle de acessos visa limitar as entradas de acordo com as necessidades de uma função.
O objetivo é que cada profissional só consiga acessar os dados referentes ao seu cargo, reduzindo assim a exposição de todo o sistema caso haja uma invasão interna por meio de login de terceiros, sejam eles adquiridos de forma criminosa ou não.
Diferentes tipos de controle de acesso
● Acesso à internet
● Acesso a sistemas
● Acesso a arquivos
● Acesso à rede
A administração correta desses pontos pode tornar seu ambiente organizacional muito mais seguro, produtivo e com menos vulnerabilidades.
Agora que você já conhece os principais tipos, mas notou que necessita de ajuda para implementá-los entre em contato um especialista da ILEXA!
2. Mapeie os dispositivos conectados à rede: como gerenciar e controlar o BYOD?
Um monitoramento de rede eficaz depende da capacidade das empresas de gerenciarem os dispositivos usados dentro da organização. Neste cenário, a prática de BYOD pode ser muito útil.
A sigla significa Bring Your Own Device, que pode ser traduzida como “Traga seu Próprio Dispositivo”. Este método é importante atualmente, já que o uso de dispositivos pessoais por profissionais no trabalho, como o smartphone, aumentou de forma significativa.
Esse crescimento se deve, principalmente, pela propagação do home office e das atividades remotas. Por isso, o BYOD é uma prática que deve ser adotada nas empresas. Não cabe mais às empresas vetarem a utilização de dispositivos móveis em seus processos internos — afinal, eles já fazem parte da vida profissional das pessoas dentro e fora das empresas e proibi-los só prejudica a produtividade. Porém, todos os dispositivos que forem utilizados precisam ser devidamente registrados e autorizados, para evitar a penetração de agentes estranhos.
Mas, para que o método não seja um risco à segurança, é imprescindível desenvolver uma estratégia de monitoramento de rede eficaz. Saiba mais a seguir!
Como fazer um monitoramento de rede eficaz?
● Monitoramento do tráfego
● Uso de dados e largura de banda
● disponibilizar softwares de segurança e de proteção à rede para acesso à internet
● conscientizar os profissionais sobre o visual Hacking
● criar protocolos de acesso às informações que sejam seguros
● as empresas que adotam o BYOD precisam certificar que os dispositivos utilizados pelos profissionais estão seguros.
A ILEXA possui uma ótima solução para auxiliar na gerência da sua infraestrutura de TI! Conheça a ferramenta ALL in One ILEXA!
3. Realize periodicamente treinamentos de conscientização sobre segurança da informação
Conscientização sobre segurança tem sido um objetivo das organizações que se esforçam para fornecer um ambiente seguro para seus funcionários, clientes e aqueles que desejam defender ativos preciosos.
Já é comprovado que conhecimento é uma das ferramentas mais eficientes quando o assunto é segurança, sendo um processo de filtragem que traz para o escopo de segurança os profissionais interessados em trabalhar de forma segura, mas que cometiam negligência por desconhecimento.
Cabe à empresa criar medidas educativas, investindo em conscientização e aprimoramento, para que os colaboradores entendam, de forma prática, os prejuízos que falhas que parecem irrisórias podem trazer para a empresa.
Conheça 11 tópicos essenciais para você aborda em seus treinamentos sobre segurança cibernética:
● Ataques de Phishing
● Mídia removível
● Senhas e autenticação
● Segurança física
● Segurança de dispositivo móvel
● Trabalhando Remotamente
● Wi-Fi público
● Uso de mídia social
● Uso de Internet e e-mail
● Engenharia social
● Segurança em casa
Gostou do post? Então, assine já nossa Newsletter .
コメント